quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dia do Estudante

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927. 

Contudo, o ZVD fez uma homenagem diferente, oportunizamos aos alunos o espaço para mostrar seus talentos individuais, momento em que os próprios alunos realizaram oficinas. Entre as oficinas ofertadas tivemos:
  • Produção de pastéis.
  • Oficina de Estética.
  • Manipulação de materiais reciclado.
  • Instrumentos musicais.  
De acordo com a Vice-diretora, Profª Graça Gaia, as oficinas foram muito significativas, pois valorizaram talentos escondidos de nossa realidades escolar.

E você o que achou deste dia? Deixe um comentário com sua opinião!

Raphael Oliveira
Coordenador SIE-Manhã

17 comentários:

  1. O dia do estudante para mim foi muito legal pois além de inovar podemos aprender coisas novas com os outros companheiros do colégio!!
    ASS: Ariane Raiol 712

    ResponderExcluir
  2. nos gostamos muito por que o ZVD fez uma homenagem diferente,oportunidades aos alunos de mostrar seus talentos e mostrar a todos as suas capacidades e também ensinando ater responsabilidade...
    Ass: Aline Amaral e Ramilly bastos 712

    ResponderExcluir
  3. Eu particulamente gostei foi muito legal, eu participei de duas oficinas a do violão a do pastel, mais a que eu gostei mais foi a do pastel, porque o que agente vendesse do pastel o dinheiro era nosso.


    Cristiano Max Celestino Negrão 712 manhã

    ResponderExcluir
  4. O dia do estudante foi um dia em que nós saímos do cotidiano, pois nos divertimos com os amigos, fazendo varias coisas além de ajudar o meio ambiente reciclando garrafas pets.
    Ass: Wanessa Lara 712

    ResponderExcluir
  5. O dia do estudante foi uma ótima ideia dos professores para fazermos o que gostamos
    Ass: Crislaine Freitas Serie:712

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito das oficinas, bastante das aulas, e espero que ano que vem tenha muito mais!

    ResponderExcluir
  7. oi muito bacana porque teve varias atividades educativa, algumas das atividades foi o pastel, atividade de beleza, at
    ividades culturais, atividades de jogos, e apresentações e muito mais foi um dia muito bacana. alunas:kate Glenda e Maria Eduarda 712

    ResponderExcluir
  8. Eu não gostei por que estava muito mal organizado

    Marcos Felipe 712 Manhã

    ResponderExcluir
  9. Eu achei muito legal porque nós alunos não temos só que aprender mais também ensinar também e o nosso dever ALUNO: José Igor Figueredo 712

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião as coisas não ocorreram como o desejava,
    pra mim o principal erro foi a falta de organização,
    tanto da direção quanto dos alunos,da direção por não
    saber controlar o numero de alunos em cada oficina
    e dos alunos por querer participar em todas as oficinas ao mesmo tempo.

    MARCUS MATHEUS TURMA:712
    BRENDA LETICIA TURMA:712

    ResponderExcluir
  11. Eu achei muito bom, fui monitor da oficina do pastel e aprendi muito , e ensinei como preparar a massa,recheio e como fritar achei boa a iniciativa de dar aos alunos a oportunidade de ensinar e aprender sobre as oficinas,gostei.

    Aluno:Silvestre Neto
    Turma:712

    ResponderExcluir
  12. Eu achei legal porque os alunos puderam mostrar o que sabem para os outros!
    Aluna:Anna Carolina Teixeira Monteiro
    Turma:712

    ResponderExcluir
  13. Eu achei muito legal porque os alunos aprendem com as novas coisas que a escola esta fazendo


    Aluno:Matheus Santos
    Turma:822

    ResponderExcluir
  14. Eu achei não achei muito bom,porque estava muito desorganizado !
    Ass: L.Henrique =)

    ResponderExcluir
  15. eu achei muito bacanaporque os alunos podem mostrar oque sabem para outros alunos e outras esolas do seu estado .
    ass;gabriel santos

    ResponderExcluir
  16. Eu achei muito legal porque os alunos poderão mostrar o seu potencial.
    ass;Edson Gabriel
    Turma:822

    ResponderExcluir
  17. eu gostei do dia do estudante porque foi um dia divertido .e a oficina de maquiagem da tarde foi muito legal .esses eventos devem acontecer mais vezes para os alunos mostrarem seu talento.

    ResponderExcluir

Encerramento do Mais Educação 2010

TORNEIO DE XADREZ 2010

Carimbó no ZVD

Anos 60 na escola Z.V.D

Apresentação de Dança

+ educação

Calendário Escolar do 2º semestre

#DEZEMBRO:

16 – Passeio para os alunos vencedores da Gincana 2009 (local SESC)

18 - Confraternização Geral do Z.V.D - Local AABB às 19:00h