segunda-feira, 7 de maio de 2012

Atividade - ESTUDOS AMAZÔNICOS - Turmas 621 e 622

Leia atentamente ao fragmento da letra da música e ouça a mesma depois!

"No lugar que havia mata, hoje há perseguição
grileiro mata posseiro só prá lhe roubar seu chão
castanheiro, seringueiro já viraram até peão
afora os que já morreram como ave-de-arribação
Zé de Nata tá de prova, naquele lugar tem cova
gente enterrada no chão:
Pos mataram índio que matou grileiro que matou posseiro
disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro
roubou seu lugar"

Ouça aqui <¨>

Agora poste um comentario com sua opinião baseado no fragmento desta musica e da discussão em sala de aula a respeito do tema!
OBS: Identifique seu nome e sua turma! (depois postar seu comentário, aguarda a avaliação do professor para seu comentario ser publicado)

Prof. Raphael Oliveira

36 comentários:

  1. em minha opinião o texto se baseia na briga por posses de terras na amazonia lugar onde antes era mata e hoje a destruição essas pessoas se matavam pra tomar posse um dos outros e assim poder construir casas , agricultura de alimentos e varias outras coisas .

    RAFAEL BRAGA 621

    ResponderExcluir
  2. esse texto é enteressante ele é baseado por posses de terras na amazônia tem muita morte e briga e varias outras coisas mais eu gostei nota 8 rs
    aki é a Érica da 621

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que não precisava matar para ter um pedaço de terra, e sim consegue com seu próprio esforço para viver em paz com todos.

    Aluna: Samara almeida cardoso

    Turma: 621

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que não precisava matar para ter um pedaço de terra,e sim consegui com seu próprio esforço para viver em paz com todos.

    Aluna:Samara almeida cardoso

    Turma: 621

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que onde havia,sossego e tranquilidade com a chegada dos grileiros tudo isso acabou os grileiros matavam os donos das terras e assim viravam donos os castanheiros,seringueiros ali trabalhavam viravam peão com tudo isso que ali ocorria surgiram as mortes era indio matando grileiro que matou posseiro tudo isso aconteceu porque o estrangeiro robou o lugar das pessoas que eram donos por direito i foi isso que eu entendi e que eles brigavam pela terra
    Aluna:tifhanny luana
    Turma:621

    ResponderExcluir
  6. o texto é uma critica relacionada as mortes que acontecem devido os conflitos por terras no território Amazônico ele mostra que além dessas mortes os conflitos também esta acabando com a floresta. Conflitos esses que acontecem até hoje.

    aluno:DANRLEY RONNY
    turma:621

    ResponderExcluir
  7. o texto é muito enteressante porque se baseia nas lutas e guerras pelas terras. Antigamente a Amazonia não apresentava os problemas que hoje apresenta, a Amazonia não é mas aquela floresta cheia de ar puro, cheio de animais, e não é mais bonita porque esta totalmente destruida é essa a minha opinião.
    aluna:GEOVANA DA S.LOPES.
    turma:621.

    ResponderExcluir
  8. eu entendi que o texto é relacionado as mortes que ocorreram nos conflitos por terras,pra mim esse texto é muito legal porque a Amazônia não tinha os problemas que tem nos dias de hoje.
    aluno:João Victor
    Turma:621

    ResponderExcluir
  9. o texto é uma critica relacionada as mortes que acontecem devido os conflitos por terras no território Amazônico ele mostra que além dessas mortes os conflitos também esta acabando com a floresta.



    aluno: Gleison

    turma:622

    ResponderExcluir
  10. ALUNA,FLAVIÁ GONÇALVES MACIEL TURMA 622.
    EU ACHO QUE A MUSICA FALA SOBRE A REALIDADE QUE EXISTE NO INTERIO E QUE SEUS PASSEIROS MATAVAM UNS AOS OUTROS PARA CONSEGUIR UM PEDAÇO DE TERRA.

    ResponderExcluir
  11. O texto que eu li é relacionado as mortes que ocorreram nos conflitos por terras.pra min esse texto é muito bom porque a Amazônia não tinha os problemas de hoje
    Aluno:Sávio Mendes
    turma: 622

    ResponderExcluir
  12. Na minha opiniao niguem precisa se matar por terras o prefeito deve da um terreno para cada podre tem tanto pobre sem terra e nao morrem por issso

    Aluna:daiane rafaela flexa dos santos

    turma:622

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião eu acho que a música do texto é muito boa porque tinha tudo haver com oque a gente vive hoge como castanheiro e seringueiro já viraram até peão

    aluno:alisson samuel miranda costa
    turma:622

    ResponderExcluir
  14. eu estou pensando que esta musica fala sobre briga que nao vai acabar tao cedo porque eles nao se decidem quem vai ficar com a terra,e essa terra envolve grileiros,posseiros,castanheiros,seringueiros etc...

    aluno; igor ruan costa turma; 622

    ResponderExcluir
  15. ALUNO:DEYVID PIRES TURMA:622
    EU ACHO QUEA MUSICA FALA SOBRE A REALIDADE QUE EXISTE NO INTERIOR
    COMO GRILEIRO,POSSEIRO,CASTANHEIRO,SERINGUEIRO JA VIRAM ATÈ PEÃO
    AFORA QUE JA MORRERAM NA QUELE LUGAR TEM COVA GENTE ENTERRADA NO CHÃO.
    POIS MATARAM INDIO QUE MATOU GRILEIRO QUE MATOU POSSEIRO EU PENSO QUE NO INTERIOR UM MATA OUTRO A REALIDADE MATÃO PARA CONSEGUIR TERRA EU DISCORDO
    QUE UM MATA OUTRO PARA CONSEGUIR TERRA

    ResponderExcluir
  16. na minha opinião a música se refere a roubos,assacinatos etc... É falta de respeito uma pessoa robar a outra ou assacinar e eu e nem uma pessoa gosta disso,porque todas as pessoas trabalham para ter suas coisas e elas conseguem com o seu esforço.
    Aluna:Beatriz Santos
    Turma: 622

    ResponderExcluir
  17. EU AMEI A MUSICA E TAMBEM REPAREI QUE A ALGUMAS COISAS NA LETRA DA MUSICA QUE CONBINA,SÒ nÂo GOSTEI QUE O GRILEIRO MATA PASSEIRO PARA ROUBAR AS TERRAS. ALUNA: bianca costa brito serie; 622

    ResponderExcluir
  18. a minha opinião já pensou a matas e virá perseguição roubar o seu proprio chão pos o estrangeiro podia rouba seu lugar por quê podia rouba o lugar do seu amigo como vira ate pião sera que Zé de Nada tem para ele mesmo chão

    aluna:Flavianne Samara Almeida
    turma:622

    ResponderExcluir
  19. Eu acho que a muitas brigas por terras eles roubos um as outros e por essas brigas eles tão destruindo a amazônia os animais e depois dizem que o mundo ta se acabando mas samos nos
    ALUNO:Adriel Negrão da silva
    Turma:622

    ResponderExcluir
  20. eu acho que o texto dis que eles brigavam por causa de terra e muito deles morreran e porisso que a amazonia esta assin sem matas e sem animas ,esta desmatada

    aluno;CAIO VITOR

    turma ;621

    ResponderExcluir
  21. o texto achei enteresante fala sobre comflito com os poceiros lutando pelas terras brasileiras
    aluna: Izabely da silva da paixão
    turma: 621

    ResponderExcluir
  22. eu achei que o texto foi interessante e alguma perte eu nao gostei que o grileiro mata passeiro pra roubar as terras


    aluna:amanda maria
    621

    ResponderExcluir
  23. Achei que o texto comenta sobre os conflitos por terras da amazônia.
    Aluno: Mateus Albinick
    Turma: 621

    ResponderExcluir
  24. Eu achei esse texto muito interessante com coisas interessantes como terras e também com muitas brigas por terras e esse é o meu comentário.
    aluno:Thales
    Turma:621

    ResponderExcluir
  25. o texto dis o texto dis que eles brigavam por causa de terra e muito deles morreran e porisso que a amazonia esta assin sem matas e sem animas ,esta acabando com a natureza esta tudo destruido e eles disem que o mundo esta se acabando mas e nos que estamos fasendo isso.

    aluno;CAIO VITOR

    turma ;621

    ResponderExcluir
  26. o texto fala sobre muitas mortes só por terras e casas e vegetações para se esnoba com muitas terras e eles acabam cortando as arvores e acabando com a natureza
    aluna:Iara daniele
    turma:621

    ResponderExcluir
  27. Eu achei esse texto muito interessante sobre as guerras sobre os povos sobre as lutas por terras e muitos povos brigavam por uma dessas terras e esse é meu comentário.
    Aluno:Matheus Serrão
    Turma:621

    ResponderExcluir
  28. Esse texto falar de uma amazonia destruida, porque a desmatação esta muito avansada mais agente pode mudar como,reciclando não dismata a floresta porque to falando disso agente tem que cuidar da amazonia
    Nome:Alexsandra souza
    Turma:621

    ResponderExcluir
  29. 0 que eu entendi que eles matam pessoas por terra pra poder consegui-las .e essa e uma terra de guerra onde todo mundo não tem união com o outro pois se um dia nós vivermos em união o mundo seria bem melhor

    Aluna:Jamilly azevedo

    turma:621

    ResponderExcluir
  30. a letra da musica é bem legal eo que diz la é verdade:
    que existe muita perseguiçao e que varias pessoas ja morrerem tentando defender as suas terras,e eu nao acho necessario matar por causa de terras por que tem muita terra e cada um precisa conseguir seus objetivos com seus proprios esforços..
    aluna:Vitoria maia
    turma:621

    ResponderExcluir
  31. Esse texto é interessante por que ele fala sobre briga por terras que grileiro mata posseiro só pra lhe rouba seu chão, hoje pode ser que aconteça esse episodio.
    aluna:Gabriela sousa
    turma:621

    ResponderExcluir
  32. 0 TEXTO E BASEADO NAS LUTAS E GUERRAS, MORTES QUE OCORRERAM NOS CONFLITOS A AMAZÔNIA NÃO TINHA OS PROBLEMAS QUE TEM HOJE EM DIA MUITOS DELES MORRERAM POR ISSO QUE A AMAZÕNIA ESTAR ASSIM SEM MATAS,SEM ANIMAES,A AMÃZONIA ESTAR DESMATADA ESSA E A MINHA OPINIÃO.
    ALUNA:THAYSSA CAROLINNA DE OLIVERA SILVA.
    TURMA: 621

    ResponderExcluir
  33. Na minha opinião a música se refere a roubo e assacinatos.
    E falta de respeito uma pessoa roubar a outra ou assacinar e eu e nem uma pessoa gosta disso, porque todas as pessoas trabalham para ter suas coisas e elas conseguem com o seu esfoço.
    aluno:Otávio Vila Real Santos.
    turma:621

    ResponderExcluir
  34. Bom o que eu entendei,foi que antes no lugar que avia paz hoje a guerras destruições,que o grileiro mata o posseiro para ficar com suas terras,e mataram o índio que avia matado o grileiro só por que ele matou o posseiro para ficar com suas terras.
    então foi isso que eu entendi ao ler este texto
    aluno(a):Eliel pereira costa
    turma:621
    professor(a): Raphael Oliveira

    ResponderExcluir
  35. Na minha opinião o texto e muito importante nele dis que pessoas acabão morrendo por pedassos de terras pessoas que viverão na quele lugar onde viverão um lugar onde havia paz hoje teve guerra mortis brigas.
    pessoas lutantdo por sua propias vidas:
    Aluna :katia yanca
    Turma:621
    Professor:Raphael Oliveira

    ResponderExcluir
  36. o texto e muito interessante que fala que e baseado em lutas e brigas pela amazonia e passoas que acabam morrendo no passado, e aue no lugar que avia paz hoje tem conflito pronto esse foi o mau comentarios.

    aluno:flávio melo
    turma;622. e nós

    ResponderExcluir

Encerramento do Mais Educação 2010

TORNEIO DE XADREZ 2010

Carimbó no ZVD

Anos 60 na escola Z.V.D

Apresentação de Dança

+ educação

Calendário Escolar do 2º semestre

#DEZEMBRO:

16 – Passeio para os alunos vencedores da Gincana 2009 (local SESC)

18 - Confraternização Geral do Z.V.D - Local AABB às 19:00h