terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mostra de Talentos


ESTES SÃO ALGUNS DOS NOSSOS TALENTOS DO LIVRO “COLETÂNEA LITERÁRIA”

A vida no interior

Meu nome é Kátia Marlene Martins Coelho, tenho 41 anos, nasci no interior do estado do Pará, num local chamado Cametá. 

Na época em que eu nasci, as pessoas moravam em palafitas feitas de madeira e palmeira. Eram cobertas com palha e eram localizadas às margens dos rios (ribeirinho).  Não tínhamos televisão, nem qualquer tipo de energia; só se sabia das notícias através dos rádios; não tínhamos colégio; as crianças eram alfabetizadas nas casas, por alguém que sabia ler.

Brincávamos muito de casinha e de roda. Alguns pais trabalhavam na extração da borracha, na colheita de frutos, como cacau, andiroba, ucuuba e miriti. Outros trabalhavam na roça. A principal alimentação era o peixe, o camarão e o açaí. Hoje o lugar já sofreu transformações. Agora as casas são todas feitas de madeira cobertas com telha, quase todas as casas têm gerador de energia, televisão e eletrodomésticos; as escolas foram construídas, e, com essas transformações também muitas coisas se perderam como alguns costumes, culturas; várias palavras não existem mais no diálogo que eram bem típicas do lugar, elas desapareceram.

 O que mais me marcou foi eu ter saído muito cedo de perto da minha mãe, com 7 anos, para ter que vir morar e trabalhar em Belém na casa de pessoas que eu nem conhecia. Esse sacrifício era para que eu pudesse estudar. Apesar de tudo valeu a pena. Sempre que eu posso volto ao meu lugar, isso me faz muito feliz.

Autora: Ramilly Coelho Bastos - 12 anos.
Entrevistada: Kátia Marlene Martins Coelho – 41 anos.


Prof. Raphael Oliveira / SIE-ZVD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encerramento do Mais Educação 2010

TORNEIO DE XADREZ 2010

Carimbó no ZVD

Anos 60 na escola Z.V.D

Apresentação de Dança

+ educação

Calendário Escolar do 2º semestre

#DEZEMBRO:

16 – Passeio para os alunos vencedores da Gincana 2009 (local SESC)

18 - Confraternização Geral do Z.V.D - Local AABB às 19:00h