Caro(a) aluno(a),
no intuito de nortear seus estudos e torná-lo (a) bem preparado (a) para o
exame do Enem, seguem algumas dicas referentes aos possíveis conteúdos de Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias que podem ser abordados, os quais poderão ser encontrados por
meio de alguns textos encontrados em evidência.
Seguem duas questões ressaltando as competências TEXTUAIS exigidas pelo Enem.
VERBO SER
Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.
Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.
Andrade,
C.D. Poesia e Prosa
A inquietação existencial do autor com a
autoimagem e a sua corporeidade se desdobra em questões existenciais que tem
origem
a)
no conflito do padrão corporal imposto contra as
convicções de ser autêntico e singular.
b)
na aceitação das imposições da sociedade
seguindo a influência dos outros.
c)
na confiança no futuro, ofuscada pelas tradições
e culturas familiares.
d)
no anseio de divulgar hábitos enraizados,
negligenciados por seus antepassados.
e)
na certeza da exclusão, revelada pela
indiferença de seus pares.
Resolução
Esta
questão tem como verdadeira a letra (a).
A angústia com autoimagem corporal tem como raiz o
conflito entre um modelo imposto e as
certezas de ser autêntico e único. Uma das passagens que exemplifica esse
conflito é “Que é ser? é ter um corpo? um jeito? um nome? Tenho
de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? A linguagem da tirinha revela:
A- o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.
B- o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.
C- o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.
D - o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.
E- a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre eles.
A presente questão tem como verdadeira a alternativa “c”, que retrata a linguagem informal utilizada no quadrinho.
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